quinta-feira, 20 de junho de 2013

Porque não consegui ficar calada.

Gostaria de poder dizer que hoje foi um dia lindo em todo país. Que o sentimento de mudança tomou conta, e que todos resolvemos lutar pelo que merecemos: um país justo, com educação, saúde, transporte público e políticos de qualidade. Um país que respeita as diferenças e as opções de cada um. Um país que teremos orgulho de chamar de nosso.
Cheguei em casa com um sentimento bom, tomada pelo espírito da luta. Ver tantas pessoas caminhando pelas ruas da cidade (e faltando tantos meses para o Carnatal!) foi incrível. O momento que me dei conta da proporção do movimento? Mais ainda. Tive que subir naquelas divisórias da BR pra visualizar melhor. Olhei pra frente e não conseguia acreditar. Virei-me e soltei um suspiro de satisfação. A galera foi pra rua.
Aqui em Natal nós tomamos alguns sustos. Corremos desesperados algumas vezes. Mas nada aconteceu, não comigo e meus amigos, ao menos. A confusão mesmo se deu perto do maior shopping da cidade, onde vândalos perderam o controle e a polícia teve que agir. E, aparentemente, na Av. Prudente de Morais, com tentativas de assalto a bancos.
É vergonhoso pensar que em meio a um movimento tão bonito, tenham pessoas que só querem “fazer bagunça”. Pichar paredes, quebrar vitrines, virar carros de emissoras de TV, depredar de modo geral o patrimônio público (ou não), não é, nem de longe, a melhor maneira de conquistar nossos objetivos. Assim só se perde a razão.
Mas não foi por isso que resolvi escrever esse texto.
Quando voltava da manifestação passamos por policiais que nada mais nada menos, ajudavam as pessoas a voltarem pela Salgado Filho. Mantendo a rua fechada, para que caminhássemos livremente. Eles não moveram um fio de cabelo para nos machucar. E foram aplaudidos. Teve até quem foi tirar foto com eles. E eu só conseguia pensar em uma coisa “Será que isso tá acontecendo só aqui?”
Porque pra mim, até chegar em casa, e tirando as confusões no shopping e na Prudente, o dia foi lindo. A população compareceu e mostrou que quer mudanças. E que sabemos lutar pelo o que queremos – pelo menos a maioria. Mas, eu não fazia ideia do que estava acontecendo nos outros estados.
 A primeira coisa que descobri quando cheguei em casa foi sobre a reação da polícia em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília... Me desanimei um pouco. Não completamente, porque sei que mesmo assim o movimento foi especial. Conseguimos fazer barulho, de uma maneira incrivelmente positiva.
Até que eu escuto no jornal o repórter noticiar que um jovem de 20 anos morreu atropelado em Ribeirão Preto, por um carro que não respeitou a manifestação, e avançou contra a barreira de manifestantes. Já fiquei chocada. Depois, resolvo dar uma olhada nas redes sociais e vejo esse vídeo: https://www.facebook.com/photo.php?v=563613837023366. Tentei me conter, mas não consegui. Ele acabou comigo. Quanta imbecilidade é necessária pra fazer o que esse cara fez? Quanta burrice, irracionalidade, falta de humanidade? Não sei. Não consigo aceitar. Ele não ganhou nada com isso, além de prejuízo.

Gostaria de conseguir demonstrar o quão chocada e horrorizada fiquei. Mas as palavras se perdem. Completamente consternada com o acontecido, só me resta mandar meus sentimentos às famílias das duas pessoas que faleceram por causa dessa atitude desumana. E torcer para que todos os outros feridos fiquem bem e que fatos como esse não voltem a se repetir nos muitos protestos que ainda virão.  Porque por mais que a repressão seja forte, sei que vamos mostrar que viemos pra mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário